A Câmara Municipal é o órgão que representa diretamente a população em seu município. Por meio dos vereadores, que são os seus representantes eleitos, a Câmara transforma as necessidades e expectativas dos munícipes em ações concretas, atuando dentro do Estado Democrático de Direito.
1. Representar a população
Os vereadores são os porta-vozes da comunidade, levando suas demandas para o debate e a formulação de políticas públicas.
2. Legislar para o município
A Câmara cria leis importantes para o dia a dia do município, como a definição de tributos municipais, autorização de isenções fiscais, aprovação do orçamento anual e plurianual, criação e extinção de cargos públicos e fixação dos salários do Prefeito, Vice-Prefeito e dos próprios vereadores.
3. Administrar seus próprios recursos
A Câmara também cuida da organização e administração dos seus recursos, garantindo o bom funcionamento da instituição.
4. Julgar e fiscalizar
Além de legislar, a Câmara tem o papel de julgar as contas do Prefeito e, quando necessário, julgar processos de cassação de mandato. Também fiscaliza o Executivo municipal para garantir que o dinheiro público seja aplicado corretamente, acompanhando as ações e despesas da administração.
O vereador é o representante eleito pelo povo para cuidar dos interesses da comunidade, legislando e fiscalizando. No entanto, ele não tem poder para executar obras ou resolver diretamente problemas como saúde, educação, infraestrutura ou meio ambiente. Seu trabalho é garantir que essas áreas sejam geridas com transparência, eficiência e responsabilidade pelo Executivo.
Competências Legislativas
Competências Administrativas
Competências Fiscais e Financeiras
Competências de Fiscalização e Controle
Competências de Representação e Parcerias
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Zelar pela legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência e eficácia dos atos administrativos, financeiros, contábeis, patrimoniais e operacionais no âmbito da Câmara Municipal, por meio de auditorias, avaliações e orientações técnicas, promovendo o aperfeiçoamento da gestão pública e assegurando a integridade dos recursos públicos, bem como subsidiando o controle externo.
Representar e defender os interesses jurídicos da Câmara Municipal, prestar assessoramento jurídico à Mesa Diretora, às Comissões e aos vereadores no exercício da atividade legislativa, bem como zelar pela legalidade dos atos do Poder Legislativo, promovendo a segurança jurídica, a regularidade dos processos e a correta interpretação da legislação.
Atuar como agente central da organização interna da Câmara Municipal, gerenciando, coordenando e fiscalizando todas as atividades administrativas e legislativas da instituição, sob a supervisão da Mesa Diretora, garantindo o funcionamento eficiente, legal e integrado dos diversos setores da Casa Legislativa, bem como a preservação do patrimônio público.
Executar, controlar e supervisionar as atividades financeiras da Câmara Municipal, assessorando a Mesa Diretora na gestão dos recursos públicos, garantindo a legalidade, transparência e responsabilidade na execução orçamentária e na movimentação de recursos, em articulação com os setores contábil e administrativo.
Compete à comissão de licitação, ou ao pregoeiro, conforme a modalidade adotada, receber, protocolar e analisar todos os documentos relativos ao objeto licitado, sejam eles referentes à habilitação dos interessados, sejam relativos às propostas apresentadas, examinando-os conforme os preceitos da Lei nº 14.133/2021 e as exigências previstas no edital, com vistas a habilitar e classificar os licitantes que atenderem plenamente às condições estabelecidas, bem como inabilitar ou desclassificar aqueles que não as atenderem, realizando o julgamento técnico e objetivo das propostas em estrita conformidade com os critérios definidos no instrumento convocatório.
Responsável por planejar, coordenar e supervisionar as atividades relacionadas à gestão patrimonial e arquivística da Câmara Municipal, garantindo a integridade, a organização, o controle e a adequada utilização dos bens móveis, imóveis, materiais e documentos sob responsabilidade do Poder Legislativo. Atua diretamente no assessoramento ao Presidente da Câmara em matérias relacionadas ao patrimônio institucional.
Planejar, coordenar e supervisionar as atividades relacionadas à administração de pessoal e à gestão de recursos humanos da Câmara Municipal, assessorando a Mesa Diretora em todos os assuntos relacionados à folha de pagamento, atos funcionais, desempenho e assiduidade dos servidores, promovendo a legalidade, a transparência e a valorização do corpo técnico-legislativo.
Planejar, coordenar e supervisionar as atividades de tecnologia da informação no âmbito da Câmara Municipal, assessorando a Mesa Diretora nas decisões estratégicas relacionadas à infraestrutura tecnológica, à informatização dos processos legislativos e administrativos, bem como à comunicação institucional por meios digitais.
Responsável por planejar, coordenar e executar as atividades de comunicação institucional da Câmara Municipal, promovendo a transparência, a interatividade com a sociedade e a boa imagem do Poder Legislativo, por meio da divulgação das ações da Casa e de seus vereadores, além da mediação com os meios de comunicação.
Responsável pelo atendimento ao público, recepção de autoridades, visitantes e servidores, bem como pelo recebimento, registro, organização, tramitação e distribuição de documentos oficiais e correspondências no âmbito da Câmara Municipal, assegurando o controle, a transparência e a rastreabilidade das comunicações internas e externas.
Planejar, coordenar e supervisionar as atividades contábeis e de controle interno da Câmara Municipal, prestando assessoramento técnico à Mesa Diretora nas questões financeiras, orçamentárias e de economicidade, assegurando a conformidade dos atos administrativos com os princípios da legalidade, transparência e eficiência.
Prestar suporte técnico-jurídico à Procuradoria da Câmara Municipal, contribuindo com a análise, elaboração e interpretação de atos normativos, pareceres, peças processuais, e outros documentos legais, sob a orientação dos Procuradores, garantindo agilidade e eficiência nas atividades jurídicas e administrativas do Poder Legislativo.
Planejar, coordenar e supervisionar os trabalhos legislativos no âmbito da Câmara Municipal, prestando assessoramento técnico às comissões permanentes, vereadores e à Mesa Diretora, com foco na tramitação legislativa, elaboração de pareceres e suporte à atividade parlamentar.